José Carlos Ribeiro é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Economia Rural. Foi responsável pelo Programa de Valorização da Cachaça em Minas Gerais e a partir do ano 1982, deu início aos trabalhos para criação da AMPAQ. Merece destaque na sua iniciativa em 1990 na implantação do Programa de Garantia de Qualidade da Cachaça Mineira-Selo de Garantia AMPAQ e em 1995 na implantação dos Cursos de Produção de Cachaça de Qualidade. Deu início em Minas Gerais a uma nova era na implantação de novas fabricas de cachaça, onde o empirismo foi substituído pela elaboração de projetos técnicos com elevado nível de embasamento tecnológico.
Poucos países no mundo têm o privilégio de ter uma bebida típica, a exemplo do Brasil. A cachaça só pode ser produzida em território nacional, registrada globalmente como genuinamente brasileira.
Muitas bebidas como o vinho, a cerveja, o rum e outras, podem ser produzidas em todos os países, não tendo uma área territorial definida.
Somente esse aspecto já oferece uma grande vantagem comparativa em relação a outros destilados alcoólicos concorrentes.Quando se fala em Brasil se pensa na cachaça e seu derivado caipirinha, quando se refere à cachaça e caipirinha se pensa no Brasil, que detém a denominação de origem do destilado.
Os mercados nacional e internacional acham-se abertos e, esse é o principal fator das boas perspectivas de venda do produto.
Acham-se abertos, porque ainda nessa conjuntura, o mercado interno é dominado pela aguardente industrial e no mercado internacional, os consumidores apenas começam a conhecem a cachaça de qualidade.
Conhecem a aguardente industrial e a caipirinha, que se enquadra dentre as principais bebidas mistas do mercado global. No mercado interno, a cachaça de qualidade vem ganhado espaço da cachaça industrial, que ocupa cerca de 90% do mercado formal, da bebida engarrafada e legalizada.
Ressalta-se que a cachaça industrial vem caindo de preço, enquanto a cachaça artesanal de alambique vem alcançando preços crescentes.
Outro aspecto positivo é que a cachaça de qualidade tem um mercado crescente, que vem superando os aumentos da oferta, o que vem refletindo no aumento de seu preço.
“Só ensinar o que já experimentamos com sucesso é o nosso lema”