Sempre pensei, que a evolução da cachaça para o mercado mundial, iria começar do mercado interno para o internacional.
Se a cachaça, bebida genuinamente brasileira, já vem ganhando espaço em seus primeiros passos no mercado global, considero como um resultado já alcançado pelo trabalho de marketing que vem sendo feito em nosso país.
A cachaça de qualidade, destilada em alambiques de cobre, em seu processo natural de fabricação, vem de forma crescente ganhando o mercado interno.
O mercado interno da cachaça de qualidade, vem crescendo além de dois dígitos, com estimativas de especialista da ordem de 15% ao ano, com base nas experiências individuais.
Dentro dessa perspectiva, a cachaça industrial, de qualidade inferior, vem perdendo mercado a uma taxa anual média de 6% ao ano. Essa perda de mercado não é percebida, em função da queda de preços, numa concorrência predatória entre as grandes marcas nacionais. Seus preços já atingem níveis tão baixos que desvalorizam o produto aumentando o consumo nas classes de renda mais baixas.
Ao contrário, a cachaça de qualidade, vem aumentando a sua demanda nas classes média e alta. Tendo como consequência o aumento de preço de seus produtos.
A efervescia do mercado interno, consequência de um bom trabalho de marketing, que vem sendo feito atualmente, tem ampliado as suas perspectivas para o aumento da produção da cachaça artesanal.
Quer começar a produzir cachaça? Conheça o nosso curso de Mestre Alambiqueiro
Alerta-se para a necessidade de dimensionar tecnicamente o tamanho dos projetos, no sentido de atender e conquistar um público alvo especifico, que vai do mercado local ao até o nacional. Para se chegar ao mercado internacional, o esforço interno de conquistas deve ser direcionado no sentido de aproveitar as experiências já alcançadas.
Concluímos que no mercado interno, a cachaça de qualidade ainda tem muito espaço para avançar.
No mercado externo a cachaça começa a ser conhecida. Exportamos entre 8 a 12 milhões de litros nos últimos anos. Que representa menos de 0,5% da produção nacional.
A cachaça de alambique, tem ganho muitos prêmios internacionais de destilados, o que comprova a sua qualidade. As perspectivas do mercado internacional são amplas, entretanto, recomendamos que a introdução de marcas do mercado global comece no mercado interno.