O nome mudou; o público foi ampliado, mas o espírito segue o mesmo. Nos dias 21 e 22 de janeiro acontece o primeiro evento cachacístico de 2022: o Encontro Anual de Cachaceiros, sediado em um local muito especial situado entre Conselheiro Lafaiete e Itaverava (MG).
O Encontro Anual de Cachaceiros é o antigo Encontro de Cachaceiros, nascido como um evento voltado para ex-alunos do alambique-escola Cana Brasile caracterizado por discussões sempre interessantes envolvendo algumas das melhores cabeças do mundo da cachaça.
Agora, o termo “cachaceiro” foi abraçado pelos organizadores – o Cachaça Gestor e a própria Cana Brasil – como um desdobramento das discussões da última edição do evento, em janeiro de 2020.
“A mudança é parte do movimento de revalorização do nome ‘cachaceiro’, que é quem produz, aprecia e estuda cachaça. E também atende ao objetivo da ampliação do público que a gente quer atrair para o evento, a democratização do acesso, incluindo produtores, pessoas das confrarias, enfim todos os interessados, independente de terem passado pelo Cana Brasil”, diz Luiz Salles, do Cachaça Gestor.
Portanto, essa é a sétima edição do evento. E dessa vez, o tema central do encontro foi muito bem escolhido: Posicionando a sua cachaça no mercado. A proposta é que todos os palestrantes e as mesas redondas abordem temas transversais ao do posicionamento da categoria e das marcas no mercado.
“A ideia é abordar os diferentes processos que você adota para posicionar o produto de acordo com o público e com o próprio produto. O setor precisa entender melhor essa questão do posicionamento, da geração de identidade. Vamos bater bastante nessa tecla e tivemos a felicidade de juntar um belo time”, diz Salles.
Não é exagero. O time é de primeira realmente e tem plena capacidade de fomentar uma discussão que gere conhecimento e aprofundamento sobre o tema geral do encontro.
Marcelo Falcão (Premier Pack), Aline Bortoletto (InovBev), Cauré Portugal (Smart Yeast), o consultor Leandro Marelli, Cris Amin (Cachaça Tiê), Arnaldo Ribeiro (Cana Brasil), Jairo Martins (assessor do Ibrac), Rafael Araújo (Cachaçaria Nacional) e Maurício Maia (Cúpula da Cachaça) farão exposições.
Temas como escolha adequada de embalagens (Falcão), levedura como marca de origem (Portugal), a importância das premiações (Maia) e as diretrizes setoriais (Martins) serão debatidos nos dois dias.
Cris Amin, responsável pelo posicionamento que garante o sucesso da Cachaça Tiê, vai contar a trajetória da marca. “Também teremos a visita técnica à Alambiques Santa Efigênia e ao Cana Brasil. Quer dizer: é uma oportunidade de reciclagem importante”, destaca Salles.
Encontro Anual de Cachaceiros: imersão
O local do encontro é o Restaurante Moinho Velho, dotado de uma bela infraestrutura para encontros do tipo. O ponto é próximo de Conselheiro Lafaiete, cidade com muitas opções de hospedagem e de onde haverá transporte para o restaurante.
O ingresso para o evento custa R$ 600, o que inclui toda a programação de palestras e debates, visitas técnicas, refeições e coffee breaks nos dois dias, degustações de cachaças e mais um jantar harmonizado com cachaça no encerramento do encontro.
Para se inscrever, é só acessar o formulário cujo link está no perfil do Cachaça Gestor no Instagram.
Salles, que toca junto com Breno Resende o Cachaça Gestor, start-up especializada em ferramentas de gestão e planejamento voltada para o setor de cachaça, vê o ano que começa com otimismo. “A gente está engrenando um crescimento, com as cachaças melhorando enquanto produto. As premiações recentes no Spirits Selection comprovam isso. O Cachaça Gestor vai lançar novos serviços para acompanhar esse crescimento. As perspectivas são boas depois de dois anos complicados”.
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Encontro Anual de Cachaceiros: Nomes de Peso Reunidos em Minas Gerais – Disponível em: https://xn--devotosdacachaa-rmb.com.br/2021/12/27/encontro-anual-de-cachaceiros-nomes-de-peso-reunidos-em-minas-gerais/