Alunos terão aulas teóricas e práticas sobre a fabricação de aguardente
Estão abertas até o dia 3 de Março as inscrições para o curso de Produção Artesanal de Aguardente de Qualidade, promovido pela Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), através da Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade.
Dirigindo a produtores iniciantes da fabricação de cachaça, o treinamento será realizado nos dias 7 e 8 de Março e tem como objetivo divulgar os padrões de qualidade da cachaça artesanal mineira, estabelecer o fluxograma de projetos integrados de produção com a utilização de subprodutos.
Inscrições
Com taxa de R$ 100,00 o curso terá aulas teóricas, no auditório da Secretaria da Agricultura, e prática, na fazenda do Produtor José Pinto, em Sabará (a 15 km de Belo Horizonte). Os participantes automaticamente se credenciaram como sócios da Associação Mineira de Aguardente de Qualidade.
No primeiro dia os alunos terão a oportunidade de conhecer o programa de valorização da aguardente Mineira, além de assistirem a palestra e explicações técnicas dadas pelos professores, José Carlos Gomes Machado Ribeiro e Luiz Cláudio Inácio da Silveira, sobre caracterização da aguardente de cana, requisitos de assepsia, área de cana ser cortada, medição do teor de açúcar, diluição do caldo, fermentação, destilação, operação do alambique, medição do teor alcoólico e viabilidade econômica da atividade
No dia 8 de Março, os participantes terão aulas práticas na fazenda do José Pinto, onde é fabricada a cachaça Jotapê. Lá os interessados poderão visitar o viveiro de cana-de-açúcar e conhecer as técnicas de moagem, medição e diluição do brix, preparação do fermento. O certificado de participação serão entregues durante o almoço de encerramento.
Minas Gerais
02/1997