Como muitos de vocês devem saber, o elemento mais essencial (e, também, a matéria-prima) para a produção de cachaça é a cana-de-açúcar.
O empreendedor, depois de avaliar os recursos disponíveis de capital, de terra para o plantio, de mão-de-obra na região de implantação do projeto, sua capacidade técnica industrial e agrícola, além das perspectivas de mercado, pode identificar as suas necessidades, de acordo com o tamanho de fábrica mais adequado às suas condições.
A obtenção de conhecimentos sobre a parte industrial de uma fábrica de cachaça deve ser concomitante ao aprendizado sobre o cultivo da cana.
“Existe um preconceito de que a cana é uma planta rústica e que é fácil o seu cultivo.”
a experiência, na Fazenda Escola Cana Brasil, têm comprovado que a cultura da cana é dinâmica e precisa. O surgimento de novas pragas e doenças faz parte deste dinamismo e a época adequada de plantio, dos cultivos e da colheita, de sua precisão. O acompanhamento da lavoura de cana deve ser sistemático.
Quer saber qual o tipo ideal de cana para você e como acompanhar sua lavoura? Faça o nosso curso de Mestre Alambiqueiro
Quando iniciamos o estudo sobre a área de cana e variedades que iríamos plantar, foi-nos sugerido que testássemos sete variedades mais produtivas, de modo a escolher aquelas de melhor adaptação à região. Dessas, selecionamos três, sendo que as demais não se adaptaram e causaram prejuízos.
Concluímos, assim, que a escolha dos cultivares de cana é, dentre os fatores de produção, o primordial para a obtenção de maior produtividade e lucratividade na fabricação da cachaça.