I Curso AMPAQ de Produção de Aguardente de Qualidade

Cumprindo mais uma etapa dos planos de assistência ao produtor, Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade, marcou para o dia 15 a 19 de Agosto o início do I Curso AMPAQ de Produção de Aguardente de Qualidade. Sem similar no Brasil, o curso foi criado a partir da necessidade dos próprios produtores em ampliar o setor de aguardente que é hoje uma das atividades mais dinâmicas e promissoras da agroindústria mineira.

Antes de sua realização, curso já era o sucesso, e as vagas esgotaram rápido. Os 40 alunos receberam uma apostila completa, elaborada pela professora Amazile Biagione Maia, engenheira química, mestre em alimentos e Doutora em Bioquímica; José Carlos Gomes Machado Ribeiro, engenheiro agrônomo mestre em economia Rural e Luiz Cláudio Inácio da Silveira, pesquisador da Central de Pesquisa e Experimentação de cana de açúcar da unidade de Ponte Nova na Universidade Federal de Viçosa.

O curso apresenta uma linha tecnológica fundamentada nos princípios e conceitos da Ampaq e baseia-se na produção de aguardente a partir das técnicas artesanais, sem utilização de produtos químicos, com mínimo investimento e máximo de aproveitamento da propriedade rural, através da Integração outras atividades. Como exemplo, os coordenadores citam o bagaço da cana-de-açúcar como um sub produto nobre. Utilizado para destilação da cachaça, ele pode ser aproveitado para alimentação do Gado e produção de adubo orgânico, e além do natural não representa nenhum custo adicional para o produtor.

O I Curso AMPAQ de Produção de Aguardente de Qualidade é uma realização com apoio do INDI, Pro Cachaça, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do SEBRAE, que vem oferecendo bolsas para participação, exemplo de seis produtores de Novo Cruzeiro

Devido à grande procura, um novo curso já foi marcado para o período de 15 a 17 e 22 a 24 de setembro. Para facilitar a participação dos Produtores, sem prejudicar sua rotina de trabalho, ele será programado em dois módulos no final de semana.

Maiores informações podem ser obtidas com a Wilma na AMPAQ pela manhã, ou pelo telefone 201-2133 R202

Diário do Comércio 09/95

Deixe um comentário