Produção da bebida está em Franca expansão no estado e rende bons lucros para quem apostou no setor
Vai uma cachacinha aí? E é da boa. Pura e genuinamente brasileira, a bebida está vencendo preconceito de ser um produto popular e caindo no gosto do consumidor. Uma ótima oportunidade para quem quer ganhar dinheiro produzindo um dos destilados mais vendidos do mundo. A ” marvada” – que de malvada Não tem nada – está rendendo bons lucros para quem decidiu apostar no segmento.
A prova de que os interessados em investir na produção de cachaça vão encontrar um mercado em expansão está nos números. Atualmente, a produção de cachaça no Estado gira em torno de 120 milhões de litros por ano – 5% do total produzido no país -, enquanto o consumo dos mineiros alcança 180 milhões.
No ano passado, os negócios do setor faturaram R$ 250 milhões, com seu 8 mil alambiques comerciais espalhadas pelas fazendas em Minas. Há 15 anos, o total de estabelecimento era bem maior: 1,2 mil. Uma diferença de cerca de 570%. ” Hoje, para que a produção seja suficiente para o consumo interno seriam necessários pelo menos mais de 1,5 mil novos produtores no Estado”, afirma o Engenheiro agronômico do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (INDI) e diretor técnico da Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade (AMPAQ) José Carlos Ribeiro.
Estado de Minas 1997